martes, 12 de junio de 2007

Reflexão

Terminei de ler o livro A Última Grande Lição - O sentido da vida de Mich Albom. A história é emocionante e me fez refletir muito sobre como encaramos a vida e a morte.
Gostei muito dessa passagem:
" - O que estou fazendo agora - disse ainda com os olhos fechados - é me desapegando da experiência.
- Se desapegando?
- É. E isso é importante, não só para uma pessoa como eu, que está morrendo, mas para pessoas como você, que gozam de perfeita saúde. Aprender a se desapegar. - Abriu os olhos. Expirou - Sabe o que dizem os budistas? Não se prenda às coisas porque tudo é transitório.
...
-Tome qualquer emoção: amor por uma mulher, sofrimento por um ente querido, ou isso que estou passando, medo e dor causados por uma doença mortal. Se você bloquear suas emoções, se não se permitir ir fundo nelas, nunca conseguirá se desapegar, estará muito ocupado em ter medo. Terá medo da vulnerabilidade que o amor traz com ele.
- Mas atirando-se a essas emoções, mergulhando nelas até o fim, até se afogar nelas, você as experimenta em toda a plenitude, completamente. Saberá o que é dor. Saberá o que é amor. Saberá o que é sofrimento. Só então poderá dizer, "muito bem, experimentei essa emoção. Eu a conheço. Agora preciso me desapegar dela por um momento". Esta é a fala de Morrie. Ele descobriu que sofria de esclerose lateral amiotrópica (ELA) e que tinha pouco tempo de vida.

Hoje só refletindo...

Abraço.
Boa noite!

No hay comentarios: