viernes, 23 de marzo de 2007

Água

Olá queridos leitores!

Bem, não sei se todos lembram, mas hoje é o Dia Internacional da Água!!

Como eu sou uma pessoa que dou muito valor à natureza, não poderia deixar de falar sobre esse recurso tão importante e tão mal usado por nós.

Em meu outro blog, que fala especificamente sobre Meio Ambiente, eu falei sobre algumas propriedades da água e falei algumas coisas sobre a mesma com relação ao Brasil (para quem quiser dar uma olhada o endereço é: http://meioambiente.blogs.sapo.pt/, todos serão muito bem-vindos). Em um site encontrei como a água é entendida do ponto de vista religioso e filosófico, e penso que será interessnte colocá-lo aqui, para que todos, assim como eu, entendam o que este elemento representa para algumas religiões:

A água é considerada como purificadora na maioría das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca. O exemplo do batismo nas igrejas cristãs é praticado com água, simbolizando o nascimento de um novo ser, purificado com remissão dos pecados. Seguindo um princípio semelhante, noutras religiões, incluíndo o Judaísmo e o Islamismo, é ministrado aos mortos um banho de água purificada, simbolizando a passagem para a nova vida espiritual eterna. Ainda no Islão, os fiéis apenas podem praticar as cinco orações diárias após a lavagem do corpo com água limpa, no ritual de ablução denominado "wudu". No Xintoísmo e na Wicca, a água é usada em quase todos os rituais de limpeza dos praticantes. Na Nova Versão Internacional da Bíblia, o termo "água" é mencionado 442 vezes.
Segundo outras crenças, acredita-se que a água tenha alguns poderes especiais. Na mitologia Celta, Sulis é a deusa das nascentes termais. No Hinduísmo, o rio Ganges é personificado como uma deusa, enquanto que Sarasvati é referida como a deusa dos Vedas. A água é também um dos "tatvas" (5 elementos básicos da natureza hindús, onde se incuem o fogo, a terra, o akasha e o ar). Em outras tradições, deuses e deusas são mencionados como patronos locais de nascentes, rios ou lagos, como no exemplo da mitologia grega e romana, onde Peneus era o deus do rio. Na religião Wicca a água é tida como um dos símbolos da Grande-Deusa, assim como o cálice e o caldeirão.
O antigo filósofo grego Empédocles, defendia que a água era um dos quatro elementos da natureza básicos, em conjunto com o fogo, terra e ar, sendo respeitada como a substância básica do Universo, denominada ylem.
Nas antigas tradições chinesas, a água era um dos cinco elementos, em conjunto com a terra, o fogo, a madeira e o metal.
Nas religiões neopagãs, como é o caso da Wicca também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do Universo, sendo eles: o fogo, o ar, a água e a terra e o akasha(a manifestação da energia divina).

Espero que tenham gostado do post! Deixem sua opiniões!

Abraço!

Fiquem na paz!

2 comentarios:

Thata dijo...

Lindo demais Pri!!
Beijos =)

Pricila A. A. dijo...

Fiquei feliz!
Minha primeira querida leitora do blog!
Obrigada Tata!
Beijo